terça-feira, setembro 26, 2006

Desta vez venho falar-vos de um álbum que acho magnífico: "The eraser" do ex- futuro-vocalista dos Radiohead, numa incursão a solo.
O álbum "OK Computer" marcou o final da década de 90, e é sem dúvida nenhuma um dos melhores álbuns de sempre. Uma sucessão de temas épicos como: "Paranoid Android", "Karma Police", "No surprises"... foram e são enormes sucessos que mudaram a vida da banda pós-"Creep" (uma música que foi das mais tocadas nas rádios britânicas dois anos antes) e também o panorama musical.
Agora que os Radiohead estão parados, Thom decidiu lançar ao mundo "The eraser", um disco que alia as grandes interpretações vocais de Thom, letras densas e nem sempre facilmente compreensíveis com grandes programações electrónicas, grandes efeitos programados capazes de criarem dimensões alternativas de 3, 4 minutos de duração.
Segundo a Blitz : "trata-se de um artefacto de sonância radical gerado, na maioria por computador. (...) às vezes, a batida computorizada soa a terra a cair na tampa de um caixão. (...) é uma audição ansiosa, uma súplica entristecida de um planeta disfuncional moribundo."
Deste álbum, praticamente todas as músicas são potenciais singles. Se puderem espreitem as actuações ao vivo: de "Cymbal Rush" e de "Analize" (na entrega dos Mercury Prize)...
Agora deixo-vos com o vídeo de "Harrowdown Hill". Harrowdown Hill é o sítio onde foi encontrado o corpo de Dr. David Kelly , em 2003. David Kelly era um perito em armas biológicas que trabalhava para o Ministério da Defesa Britânica. Kelly foi enviado para o Iraque e no final das inspecções ficou com a ideia de que não existiriam armas biológicas no Iraque.
Kelly concedeu uma entrevista sobre o dossier do governo Britânico acerca das WMD (weapons of mass destruction) no Iraque, o que causou inadvertidamente um grande escândalo político; dias depois foi encontrado morto. Um inquérito público sobre a sua morte revelou que tinha cometido suicídio. No entanto, há vários factores que podem ir contra esta posição, como o facto de ter sido encontrado com pouco sangue à sua volta (o que contraria a tese de morte por perda de sangue)... como é referido na música "And where's the blood?" Não me alongo mais, mais informações espreitem aqui. Fiquem agora com este belo vídeo...