A festa popular!!!
E chegou o verão, e com o verão chegam também as férias para a maioria dos portugueses! Mas o mais importante é sem dúvida a bela da festa da aldeia! Quem nunca vivificou a festazinha da aldeazinha que fica cheia dos emgrantezinhos que regressam à sua terrazinha natalinha? Epá este início foi bastante idiota, hein?! Recomeçando, a festa da aldeia é um grande convívio onde encontramos aquela tia que nunca soubemos existir, os velhotes que nos afagam carinhosamente o rosto, proferindo as palavras “Ai como cresceste! Estás tão grande, a última vez que eu te vi eras menino de colo, e ainda andavas de fralda sempre agarrado à saia da tua mãe!”. Mas o maior problema nisto, é que os senhores nénés (como gosto de chamar aos idosos) têm grande orgulho no que estão a dizer, e como a audição já foi melhor, gostam de proclamá-lo num nível estridente (como se estivessem no 3ª anel a tentar insultar o árbitro). Disto resulta que, todo espaço da festa, e consequentemente toda a aldeia, ficam a saber estas informações pesarosas, o que nos coíbe de sonhar com mais alguma coisa com aquela francesinha tão jeitosa que estava junto à máquina do algodão doce.
Mas estas festas, que normalmente duram 3/4 dias, iniciam o programa das festas durante o dia. Durante este período as actividades vão desde os saudosos jogos tradicionais (como o malho...), aos emocionantes jogos da sueca, dominó, “40 apanha”... Mas festa que se preze tem de ter a missa em honra do santo da terra, procissão, onde debaixo de amistosos 40º se percorre a vila. Mas acima de tudo tem de ter um festival de ranchos folclóricos, que tanto divertem multidões e multidões de........nenés! A barraca do algodão doce, da farturas, dos tirinhos com espingardas, e acima de tudo, a barraquinha das bebidas e mesmo da água, não podem faltar.
As grandes atracções musicais são outro dos grandes destaques deste valoroso cartaz cultural, passando por actuações dos Broa de Mel, Nelo e Cristiana, Casal Marialva e suas Pimponetes, Romana, Cláudiaisabel, entre tantos outros artistas de inquestionável valor. Os senhores da comissão de festas já pensaram em colocar músicos nas festas, mas afirmam que o pessoal já anda “adiantado”, sendo suficiente estes artistas que animam o pessoal fazendo “música”(é o que eles lhe chamam!).
Por isto e por muito mais, aproveitem as férias para presenciar estes enormes antros da diversão!!!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home