sábado, maio 22, 2004

Momento Marcelo Rebelo de Sousa

Caríssimos leitores, cá está o vosso querido professor, em mais uma missão de autêntica evangelização da cultura bonita e essencial para todos nós!!!
Desta vez a minha missão, qual S. João Baptista, qual vulgar Jeová ou “Elder” dos nosso tempos modernos, é muito mais importante. Consiste na passagem da mensagem presente num poema que li ontem, e que me marcou profundamente:
“O dia estava quente/ Já não havia brisa/ Fomos ao Continente/ E comeste-me logo a pizza...que havia comprado a um senhor que ma vendeu”, ou mesmo: “ O meu amor por ti é um mundo/ Já não sei o que fazer/ Estou perdido e angustiado. Sou um vagabundo/ Só me apetece é cozer o bacalhau que a Maria me deixou para o jantar, em que vem comer a boazona da Ana com um decote até ao umbigo”. Agora digam-me se isto é ou não é, a coisa mais bonita que já ouviram?! Certamente que sim...
Passando à promoção de livros, apresento ,desta vez, mais 3 livros: “Uma Desventura num Cruzeiro no Mediterrâneo” de João Finalista Pancrácio e “A odisseia do gato Tomás e da rata Cherry” de Fulano e Cicrano.
“Uma Desventura num Cruzeiro no Mediterrâneo” retracta fielmente, a viagem de João Finalista Pancrácio e de seus colegas, numa aventura trepidante à volta do “Mares Nostrum”. Mais do que um daqueles livros chatos com propostas de viagens, e recomendações... este livro foca essencialmente a diversidade de culturas e povos, bem como a interacção social estabelecida – o regabofe, pois está claro!!! Além da amabilidade e simpatia do povo tunisíno (simples ironia; pensai numa feira com muitos ciganos e gatunice, agora alastrem isso a um país inteiro, coloquem umas mesquitas e uns mercados e “voilá” têm a Tunísia”), destacam-se ainda outros pontos de interesse. Principalmente, nesse país próspero que é a Itália, e que além da pizza e do capuccino, tanto têm dado de bom ao mundo, mais concretamente, ao nível da beleza e sociabilidade de toda uma população feminina, tão bem dotada e com tantas e tão boas potencialidades para o bem-estar mundial. A vida nocturna a bordo de uma atribulada discoteca, os devaneios alcoólicos de uns e “gregoriana” ou “rauliana” de outros, bem como a afectividade e sociabilidade de elementos femininos do país vizinho (ou mesmo do nosso), são alvo de abordagem. Um livro certamente a não perder!
A “Odisseia do gato Tomás e da rata Cherry” é um best-seller de Fulano e Cicrano, um autor injustamente esquecido na atribuição do Nóbel! Este livro aborda uma temática, já nossa familiar, da relação amor/ódio entre dois seres! A partir deste pressuposto, contam-se inúmeros conflitos entre as duas personagens, algumas envolvendo moçambicanos, outras envolvendo Mss. Sar Dine (uma espécie aquática que é muito apreciada no nosso país) e Mr. Cheese (um tipo todo esburacado, gorduroso, com grande tendência para a formação de odor desagradável, e formação de caspa (um tanto ou quanto bolorenta), ou mesmo um desaguisado que houve entre o Tomás e Mick (um rato que pretendia acasalar com a ra..Cherry) que houve num karaoke ao som de “Mr. Gay” na boate “Panelinhas”. Um livro termina com uma história que me impressionou de sobremaneira, o Tomás come a Cherry, literalmente!!!
Façam grandes leituras e sempre bem acompanhados por...a bela companhia do vosso majestoso Monstro!!!